Hoje, independente do nicho e tamanho, a presença online é fundamental para o sucesso dos negócios e, embora muitos saibam sobre a importância de investir em ações de comunicação no digital, também há uma parcela de empresas que reconhecem a baixa eficiência de suas estratégias quando se trata de vender pela internet.
Para se ter uma ligeira ideia, só no ano de 2020 foi registrado mais de R$126 bilhões em vendas pela internet.
Com números tão animadores, uma pesquisa feita pela “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, revelou que 94% das empresas investem em ações de marketing digital como estratégia de crescimento.
Enquanto apenas 6% das empresas participantes da pesquisa afirmaram que divulgam as marcas por meio de publicidade tradicional, como revistas e jornais. Além disso, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área.
Isso porque, o marketing digital é um termo bastante amplo, no qual concentra conjuntos de estratégias que englobam diversas técnicas e táticas que viabilizam e permitem alcançar determinados objetivos.
Então, veja: Se o objetivo for trabalhar o posicionamento da marca do negócio, por exemplo, falamos da construção de marca, branding e uma série de outras estratégias com esta finalidade.
Inclusive, tem ações que são bem conhecidas e amplamente utilizadas por muitos negócios, como é o caso do inbound marketing.
Se você ainda não conhece, o Inbound Marketing é uma ténica que trabalha estratégias relacionadas a conteúdo. É muito comum ver esse tipo de estratégia aplicada em blogs e em perfis nas redes sociais.
Além disso, estratégias de conteúdo também é muito utilizada no desenvolvimento de landing pages, nutrição de leads e no funil com a jornada de compra (dependendo da estratégia). Ah, sim! E não podemos deixar de incluir o copyrighting, que é importantíssimo hoje.
Então, independentemente se é um negócio local ou de abrangência global, se vende produtos físicos ou digitais, hoje, há diversas formas e meios para conseguir atingir os objetivos de marketing do negócio com êxito.
Claro, obviamente, seus resultados vão ser sempre proporcionais ao seu investimento.
Mas em geral, técnicas e ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital são meios de comunicação que ajudam as empresas atingirem seus objetivos, principalmente quando se fala em aumentar o faturamento.
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